SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

A+ A-

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

Sobre o Município

Vereadora Sirlene quer destinação de ambulância e construção de praça no Povoado Gameleira, em Jaicós

Geral - 26/04/2024

...

​

Uma Indicação de autoria da vereadora Sirlene Lopes, foi aprovada pela Câmara Municipal de Jaicós, durante a Sessão Ordinária realizada na manhã desta sexta-feira (26).

Na indicação, encaminhada ao Deputado Federal Merlong Solano Nogueira, a vereadora requer a destinação, via orçamento, para aquisição de uma ambulância para a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Maria da Costa, localizada no Povoado Gameleira, zona rural do município de Jaicós.

Sirlene justificou que a micro área onde se localiza a Unidade Básica de Saúde José Maria da Costa, no Povoado Gameleira, é bem extensa, necessitando de uma ambulância para atender a grande demanda da população, assim como é feito nos Povoados Várzea Queimada, Croazal e Esquisito, que são atendidos com uma ambulância.

“A aquisição da ambulância se faz preponderante e necessária, considerando que as famílias continuamente enfrentam situação de ter que transportar doentes até a cidade, gerando gastos que a maioria não tem como pagar” completou ela.

A vereadora também disse que a iniciativa trabalha o processo de inclusão social e igualdade de direitos, oferecendo às comunidades rurais (agricultores e agricultoras) mais distantes da sede do município, meios de integração e acesso aos serviços essenciais à vida, possibilitando um transporte adequado aos enfermos e gratuito para os moradores do povoado.

Através de Requerimento, Sirlene também solicitou que o povoado Gameleira seja contemplado com a construção de uma praça, com academia de saúde. Aprovado pelo plenário, o requerimento é direcionado ao prefeito Ogilvan Oliveira e ao secretário municipal de Obras, Elias Pereira.

PUBLICIDADE

A vereadora disse que praças são lugares públicos que desempenham papéis importantes na vida urbana, como qualidade de vida e melhoria do meio ambiente, além da integração social. “É um espaço urbano livre de edificação, que valoriza o meio ambiente natural, bem como possui objetos referenciais estéticos e simbólicos na paisagem da cidade, tem como funções socializar, integrar e proporcionar lazer a comunidade local, integrando todos os elementos da sociedade sendo local de articulação entre os diversos estratos sociais”.

Ela ainda destacou que é importante que a população rural seja contemplada com esse tipo de ação. “Por ser uma necessidade e uma reinvindicação das comunidades, e por entender que a população rural precisa muito ter acesso a esses benefícios que contribuirão para o bem-estar e uma melhor qualidade de vida de todos os moradores dos povoados e principalmente da terceira idade. Portanto, pedimos aos gestores a viabilidade para que seja construída a praça instalada com academia de saúde no Povoado Gameleira”.